domingo, 27 de março de 2022

Crónica do "Dia da Tauromaquia" - por Rui Ludovino

A Praça de Toiros Daniel do Nascimento, na Moita, recebeu, no sábado dia 26 de fevereiro pelas 16:00 horas, um festival taurino, integrado na celebração do Dia da Tauromaquia.

A anteceder o festival, visualizava-se junto á Praça Daniel do Nascimento uma excelente moldura de aficionados que confraternizaram mostrando muita expectativa sobre que se podia passar dentro da arena. De salientar o ambiente taurino que foi vivido no bar do nosso grupo que nos permitiu antes e depois do espetáculo sentirmos bem melhor. Obrigado pela iniciativa.

Pela tarde minutos antes do início do festival toca o telefone era o Cabo do nosso grupo Leonardo Mathias: “Olha Rui vens lá para baixo connosco”. Escutei e as emoções alteraram-se, senti que tinha de cumprir da melhor maneira a missão que me foi incumbida, apesar de estar preocupado porque sabia que ia estar mais próximo da ação.

Começa a corrida de toiros pelas 16:00 horas, de assinalar novamente uma excelente moldura de aficionados agora dentro da praça de toiros Daniel do Nascimento.

1º toiro do nosso grupo foi da ganadaria de Romão Tenório foi atribuído pelo Leonardo Mathias ao forcado da cara José Maria Duque saltou para a arena e iniciou a pega com um cite bonito o toiro colocado em tábuas notou a sua presença arrancou pronto surpreendeu o forcado que no momento na reunião foi volteado saindo inanimado da praça. Felizmente voltou e nada de grave ocorreu. O José Maria Duque tem margem de progressão e de certeza pela sua “afición” irá passar a mandar no toiro para não deixar que este saia solto.

Foi dobrado pelo forcado mais experiente Fábio Matos que após 3 tentativas conseguiu consumar a pega com as ajudas do grupo a fechar bem, nos momentos do cite e na reunião esteve correto, mas faltou “ganas” para se agarrar mais cedo, irá ver esse aspeto para poder melhorar no futuro.


2º toiro do nosso grupo foi da ganadaria de Varela Crujo foi atribuído pelo Leonardo Mathias ao forcado da cara André Silva que saltou para pega de igual modo com um cite bonito, mas o toiro já tinha mostrado na lide a cavalo que era manso fechado em tábuas. A pega só foi consumada à 3ª tentativa com e toiro a investir dos médios para o André Silva que desta vez reuniu bem fechou-se a ainda melhor e executou uma pega mais segura com as ajudas mais atentas a fechar bem e também bons apontamentos para o rabejador.

Grandes triunfos virão no futuro, porque o Aposento da Moita teve uma época excelente não há muito tempo, ou seja, ano de 2021, portanto esta corrida foi a 1ª que serviu para gerar alertas para aprender com os erros e não se esqueçam que erros todos fizemos, temos que ter é a ambição e afición para reduzir para uma quantidade irrisória.

O Jantar foi no excelente restaurante Casa das Enguias que é uma casa que diz muito ao nosso grupo e na sua história já ali foram festejados grandes triunfos.

Por fim um abraço a todos e um especial ao cabo do nosso grupo Leonardo Mathias que permitiu que este dia fosse diferente.

Vai acima,

Vai a baixo,

Vai ao meio,

Bota á abaixo.




Sem comentários: