segunda-feira, 28 de março de 2022

Crónica da corrida de Santarém - por Rodrigo Castelo

Que dia mais redondo o dia do Pai!!!!

Cumpria-se o feriado municipal de Santarém, no dia de São José, e a emoção de ter o grande Aposento da Moita dividindo responsabilidades com o grupo Grupo Forcados Amadores de Santarém, para pegar toiros de Veiga Teixeira. Os cavaleiros em Praça foram, João Moura Jr, João Ribeiro Telles, João Salgueiro da Costa .

Foi um dia para longo, mas lindo, que me trouxe muitas recordações e por vezes a lágrima ao canto do olho! Foi emocionante ver o grupo fardar-se em casa dos meus pais, onde eu em criança conheci e senti pelas primeiras vezes o Ap. Moita, a minha Mãe ficou de coração cheio, e o meu pai lá no céu tenho a certeza que não cabia em tanto orgulho.

É muito bom ver que o grupo tem muitos jovens com vontade de serem Forcados, que os mais velhos lhes transmitem valores e que o cabo tem feito o duro trabalho de bastidores de passagem do que é o ADN do nosso grupo.

Na corrida, o nosso primeiro toiro, algo distraído e sem clareza, o cabo Leonardo Mathias, auto elegeu-se para mostrar que queria abrir com chave de ouro. O Tato está bem fisicamente e não deu hipótese ao toiro, isto porque apesar de estar muito bem no momento da reunião, o toiro meteu a cara mal e com violência, o que fez com que se fechasse com um braço por cima do píton direito e outro por baixo do esquerdo, Diogo Gromicho ajudou muito bem assim como o restante grupo. 

O nosso cabo brindou a sua pega à sua futura sogra Maria da Graça Lupi confortando-a pelo falecimento do sempre querido tio Eng Samuel Lupi.

Para o segundo um toiro, bastante diferente dos outros até aqui, e para mim mal visto, que vinha bem à voz mas que se via que apertava muito quando sentia o cavalo.

Foi chamado à responsabilidade o experiente Martim Cosme, colocou-se meia praça, falou bem ao toiro e este arrancou-se com bastante velocidade, o forcado não se descompôs reuniu muito bem e fechou-se para não mais sair à córnea, novamente Diogo Gromicho veio literalmente fechado com Martim, o grupo ajudou muito bem em bloco. De ressaltar a impetuosidade de se abrirem as portas dos curros de tamanha velocidade, que bonito foi novamente ver a união do grupo.

O Martim brindou a pega ao seu grupo de amigos de sempre e para sempre.

Para fechar a atuação do grupo, saiu um toiro manso, tardo na investida , ainda assim colocava a cara lindamente.

Pegou o Tiago Valério também à primeira, o toiro não se queria sair, mas já fora de tábuas saiu bem, fez um estranho assim que mete a cara, ainda assim com vontade o forcado e o grupo nunca desistiram e esta foi mais uma pega de um todo do grupo, que fechou lindamente a nossa histórica passagem pela Celestino Graça. pega brindada à Associação Sector 9, a quem gostaria de agradecer o esforço e empenho que tem pela nossa querida festa.

Nem sempre se fala dos ajudas, mas em corridas assim é incontornável, não falar! O espelho de boas atuações de ajudas é sem dúvida o primeiro ajuda, o Diogo Gromicho esteve enorme nos três toiros, podia referir o nome de todos, mas há três que tenho que referir a dupla de segundas António Ramalho e Pedro Filipe, e o imbatível Manuel Santana nas terceiras.

De seguida fomos ao Toucinho jantar, um jantar bem animado, dentro do altos performances de hidratação que o Ap. Moita nos tem habituado em dias de êxito.

Quero terminar agradecendo o que me proporcionaram a mim e à minha família, como nos receberam no nosso grupo foi um dia que começando pela minha Mãe acabando na Mimi e no Martim ninguém se vai esquecer.

Que a nossa senhora da boa viagem vos acompanhe sempre 

Pelo Ap Moita Vai acima mais acima 

……

Volto em breve para botar abaixo 

Um forte e sincero abraço 

Rodrigo Castelo

Sem comentários: