quinta-feira, 25 de maio de 2017

Mensagem do cabo José Maria Bettencourt

Muitos parabéns GFA Aposento da Moita!!

Era um Domingo, dia 25 de Maio no ano de 1975 e anunciava-se uma Corrida de Toiros pelas 17:00h na Daniel do Nascimento.

O Cartel era composto pelos Cavaleiros David Ribeiro Telles, Alfredo Conde, Carlos Arruza e Zé Manel Correia Lopes. Os Toiros eram da Ganadaria de Norberto Pedroso.

Estavam assim reunidas as condições, e lá aparecia no cartel o Grupo de Forcados Amadores da Moita do Ribatejo (GFA Aposento da Moita), liderado pelo José Manuel Pires da Costa, que se estreava nesse mesmo dia repartindo cartel ainda com o GFA Lisboa e GFA Moita.

Hoje, 25 de Maio de 2017, o GFA Aposento da Moita celebra 42 anos de uma história tão rica que em tão poucos anos ascendeu ao topo da forcadagem nacional.

Passado exactamente 1 ano e 3 dias, desde o dia mais importante da minha vida de forcado, o dia em que passei a ser o Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, é com um orgulho imenso que olho o trajecto fantástico que este grupo percorreu até aos dias de hoje.

Ser cabo do Aposento da Moita, foi um golpe de sorte que tive na vida!

Ser cabo deste Grupo é uma enorme responsabilidade, mas é sem dúvida uma responsabilidade boa e gratificante. Por mais que se dê ao grupo, será sempre impossível “pagar” aquilo que o grupo nos dá, no que nos torna enquanto pessoas, onde nos leva, e a amizade que nos traz através daqueles que o constituem e dos que já constituíram. Será também sempre impossível agradecer-lhe, até porque a amizade não se agradece… Mas sim se retribui… E é assim que nos é ensinado desde que aqui entramos.

Ao longo dos 42 anos o Aposento da Moita deixou marcas em variadíssimos sítios. Desde o seu fantástico percurso internacional, passando por Madrid, Sevilha, Valência, Barcelona, Praça México, Venezuela, Colômbia, Macau, Grécia ao percurso nacional passando por todas as Praças de Toiros e Feiras Taurinas de paragem obrigatória.

O Grupo nasce com a sua maneira de estar, muito própria já desde os seus primeiros dias, e com o Grupo nasce um carisma que não deixou nenhum aficionado indiferente.

Com o passar dos anos, com a evolução da tauromaquia através da normal e crescente evolução de quem toureia, de quem bandarilha, de quem pega, toca cornetim, filma, fotografa, coordena as lides…

O Aposento da Moita também evoluiu… Hoje temos um Aposento da Moita diferente daquilo que era há uns anos atrás, não digo melhor… Nem pior… Digo sim, e com toda a certeza que apesar da evolução, o Grupo trouxe consigo todos esses valores… Os valores que lhe deram nome e dão razão ao facto de ter nascido mais um grupo na Moita e no panorama taurino, quando já existia um outro.


“ Vida, pode ser difícil… E tu sabes isso!

Todos precisamos de alguém em confiar, alguém que vai lá estar, alguém que te faça sentir parte do grupo, alguém constante…

É êxtase, angustia, alegria e desespero, é parte do nosso País, parte da nossa história, parte do nosso futuro.

É teatro, arte, guerra e paixão…

Devia ser previsível, mas nunca é…

É um sentimento inexplicável… Porem damos a nossa vida para tentar explicá-lo…

É a nossa Religião, não pedimos desculpa por isso, não o negamos.

É o nosso Grupo, a nossa Família, grande parte da nossa vida!!!

GFA Aposento da Moita… Sei o que sentes, porque todos nós sentimos o mesmo! “


GFA Aposento da Moita,
José Maria Rodrigues F.T Bettencourt



Sem comentários: