segunda-feira, 16 de maio de 2016

Crónica da corrida Raporal/Stec, por Vasco Rodrigues Bettencourt

No passado dia 14 de Maio, pelas 17h o GFA Aposento da Moita cumpriu o segundo compromisso da temporada 2016, no Montijo, onde enfrentou toiros de Ascenção Vaz.

No local da fardação pairava um ambiente de nervosismo por parte dos elementos mais novos, pois a corrida estava propicia a apostas e estreias de alguns forcados.

Após o cabo José Pedro Pires da Costa ditar a lista da fardação confirmou-se o que se esperava, vários elementos que habitualmente se fardam na maior parte das corridas ficaram de fora dando lugar a um número significativo de elementos com poucos anos de grupo.

A praça estava “bem composta”, gerando assim um bom ambiente tal como a tauromaquia nacional merece.

Para pegar o primeiro toiro do nosso lote foi escolhido o forcado Ruben Serafim, forcado que normalmente não pega de caras, mas que o fez como se fosse “mais uma” de muitas pegas. O Ruben esteve sempre muito tranquilo, citando com muita calma e com uma grande postura à frente do toiro. Depois de carregar, o toiro arrancou-se prontamente e ao reunir o Ruben ficou com um corno entre as pernas, o que fez com que o forcado não tivesse uma reunião fácil, mas o Ruben teve raça, querer e conseguiu ficar fechado na cara do toiro à medida que o grupo ia chegando para ajudar. Não posso deixar de destacar a boa ajuda do forcado Bernardo Cardoso, que com a experiência que tem e o sítio que já ganhou ao longo dos anos, saiu das “terceiras” e foi rapidíssimo a recuperar terreno quando o toiro se desviou do grupo.

O segundo toiro da tarde foi pegado pelo Salvador Pinto Coelho, um forcado com alguns anos de grupo e que começa a chegar à linha da frente do GFA Aposento da Moita.
O Salvador teve um cite muito bonito, como é seu apanágio, fazendo tudo como “está escrito nos livros”. O toiro que parecia não ter grande dificuldade, não permitiu uma pega muito fácil ao Salvador, investiu muito por baixo o que resultou numa reunião não muito ortodoxa por parte do forcado da cara. Depois de reunir, teve uma grande ajuda por parte do forcado Manuel Mendes, que com pouca experiência demonstrou, tal como o Salvador que estão com vontade de ficar na chamada “primeira linha” do grupo. Também é de referir que o resto do grupo não facilitou e ajudou prontamente e com grande perfeição a pega do Salvador, tendo ficado o toiro pegado ao primeiro intento.

Para o último toiro da tarde, foi escolhido um forcado que apesar de novo, tem sido uma forte aposta do cabo José Pedro Pires da Costa, o Martim Oliveira.
O Martim apesar de já ter demonstrado o seu valor e de ter provado que é um forcado a tomar em conta para o futuro do grupo, devido às suas capacidades e à sua polivalência, não teve a tarde que esperava e queria com toda a certeza.
O toiro não apresentou dificuldades de maior, mas o Martim infelizmente só consumou a pega à terceira tentativa, tendo feito alguns erros nas duas tentativas anteriores, erros esses “normais” ou aceitáveis para um forcado com poucos anos de grupo como o Martim.
Certamente irá voltar a pegar num futuro muito próximo e como bem o conheço já está pronto para fazer aquilo de que é capaz, honrar a jaqueta do GFA Aposento da Moita com uma grande pega à primeira tentativa. Mais uma vez destacar outra grande ajuda do forcado Manuel Mendes.

O balanço da corrida, na minha opinião, é positivo, apesar de não ter sido “limpinha” como é exigido num grupo como o Aposento da Moita, deu para confirmar que existe grande valor da rapaziada mais nova, deixando tranquilos e orgulhosos o cabo, o futuro cabo, os elementos mais velhos que estavam na bancada e todos os ex-elementos que nos foram apoiar naquela tarde a quem desde já deixo a minha palavra de apreço e agradecimento.

O jantar correu muito bem, foi bastante animado como normalmente são todos os jantares do nosso grupo.

Esta semana é muito importante pois já está toda a família focada na troca de cabo, um dia que certamente vai ser muito importante e marcante na história do GFAAM.

Pelo Aposento da Moita vai acima, vai abaixo, vai ao meio e bota abaixo!

Vasco Rodrigues Fragoso Tavares de Bettencourt

Sem comentários: